Mix de produtos: estratégia para alcançar novos clientes em seu supermercado
O setor varejista é desafiador e competitivo, por isso, a oferta de um mix de produtos deve ser considerada se você busca novos clie
O consumidor, cada vez mais exigente, está sempre atento aos diferenciais do mercado, sobretudo, no setor varejista, de alimentação. A alimentação saudável, por exemplo, merece destaque, pois há uma forte tendência de procura e crescimento.
Se o assunto chamou a sua atenção é porque você enxerga possibilidades de alavancar as vendas no seu negócio. Nosso objetivo neste post é apresentar o conceito de mix de produtos e sua importância no varejo. Continue lendo e saiba como montar um mix de produtos!
O que é o mix de produtos?
Um catálogo de itens diversificados disponível em um estabelecimento para os consumidores. Assim podemos definir o conceito de mix de produtos, onde as opções são mais amplas para atrair e atender a variados públicos.
Além da rica experiência na jornada de compra dos consumidores, a estratégia de inserir um mix de produtos pode trazer benefícios para o negócio como:
- aumento do ticket de vendas;
- maior visibilidade do supermercado;
- encantamento e satisfação do cliente;
- vantagem sobre a concorrência;
- maior fluxo de públicos variados.
Qual a importância de oferecer diversificação no setor varejista?
Antes de falar sobre a importância da diversificação de produtos em um supermercado, vale lembrar que toda ação que envolve investimento e custos exigem análise e planejamento.
O mix de produtos é a oportunidade de atrair os olhares para dentro da loja e fazer com que o consumidor queira entrar para conferir as novidades. Acostumadas a comprar os mesmos produtos, quando surge algo diferente no mercado, é normal que as pessoas se sintam impulsionadas.
Com isso, o ritmo de vendas do supermercado tende a crescer, favorecendo o caixa com o aumento do faturamento. Contudo, é essencial saber montar um mix atraente, considerando alguns aspectos e características do negócio e região.
Como montar um bom mix de produtos?
Para definir um mix de produtos interessantes e montar no seu supermercado considere a relevância dos aspectos que descrevemos a seguir!
Conhecer os clientes
Você conhece os seus clientes e sabe se eles estão preparados para comprar produtos diferentes do que estão acostumados? Qual a chance de atrair um público novo para o seu supermercado ao diversificar a oferta de produtos?
Essas são apenas algumas perguntas que você deve se fazer antes de montar o mix da sua loja. Conhecer os clientes vai ajudar a visualizar o potencial de compras, sobretudo, quando o assunto é preço e preferência.
Não adianta investir em produtos que o público-alvo não tem interesse em comprar. Se possível, faça pesquisa com os clientes atuais, para entender como se sentem em relação à formação de um catálogo variado.
Analisar a situação atual
Como anda o desempenho do setor, do seu supermercado e dos produtos vendidos na sua loja? Saber sobre esses aspectos vai ajudar a compreender o cenário e definir se é o melhor momento de fazer investimentos ou alterar o catálogo.
Identificar o potencial de vendas de cada item, ou seja, aqueles de venda fácil, os de pouca saída e os que estão há tempos parados nas prateleiras ou estoque dão o indicativo de quais são as opções para montar o seu mix.
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Monitorar a concorrência
A concorrência é um termômetro, principalmente se algum concorrente já trabalhar com a oferta de mix de produtos. O monitoramento é importante para entender suas ações, seus erros e acertos.
É essencial que você avalie a situação do seu negócio e tome a concorrência apenas como parâmetro para as suas decisões, caso contrário, por achar que a concorrência não pode ser vencida, você desistirá sem ao menos ter tentado.
Ficar de olho nas tendências de alimentação
Você já notou o quanto o mercado de alimentação saudável cresceu nos últimos anos? Os consumidores estão mais conscientes de que se alimentar bem é nutritivo e primordial para manter a saúde em dia.
De acordo com estudo realizado pela Euromonitor International, o setor de alimentação saudável movimentou US$ 446 bilhões em 2019 e com crescimento de 1,8% ao ano e isso mostra que há excelentes oportunidade de negócios.
É crescente o número de vegetarianos, veganos e flexitarianos (pessoas em transição para a eliminação de alimentos de origem animal do cardápio). Um volume cada vez maior de adeptos a um estilo de vida pautado na alimentação saudável se forma ao redor do planeta.
Talvez seja o momento de considerar um mix de produtos voltado para esse público. É uma tendência robusta e sairá na frente quem apostar e souber explorar suas possibilidades.
Em algumas cidades, sobretudo, no interior dos estados, já se percebe uma boa demanda para pouca, ou quase nenhuma oferta. Se você se identifica nesse contexto, não perca tempo e fique de olho nessa tendência.
Atualizar o mix
Um mix desatualizado pode causar insatisfação e afastar a sua clientela. Você não precisa ter um catálogo enorme, repleto de produtos, que trará dificuldades de atualização ou reposição, com o passar do tempo.
Por isso, conhecer o cliente estudar o cenário atual é tão importante. Saiba do que seu público gosta, o que procura e que não tem ainda no supermercado. Verifique o estoque, veja a rotatividade das prateleiras e gôndolas e verifique o desempenho, item a item.
Análise elementos como profundidade, extensão e abrangência. Isso quer dizer que você precisará avaliar a quantidade de opções ofertadas para um mesmo produto, o total de itens disponíveis e a quantidade de linhas de produtos.
Trabalhar com fornecedores confiáveis
É preciso estabelecer um equilíbrio e manter a carteira sempre atualizada. Nesse contexto, você vai precisar de fornecedores confiáveis e experientes, que estejam preparados para oferecer qualidade, custo-benefício e capacidade de atendimento de grandes pedidos.
Seus fornecedores têm papel fundamental no planejamento de oferta de um mix de produtos. Voltando à tendência de alimentação saudável, além das pessoas que não comem carne ou estão reduzindo o consumo, quem pratica atividade física e mantém uma vida fitness, também pode ser impactado.
A Superbom tem tudo o que você precisa para formar um mix de produtos diversificado e disponibilizar aos consumidores que desejam ter hábitos alimentares mais saudáveis e procuram produtos saborosos para compor suas refeições.
Há 90 anos no mercado, nossa empresa tem um compromisso sério com a produção de alimentos saudáveis voltada ao público vegetariano e vegano. Entretanto, nossos produtos de preparação rápida e fácil, cada vez mais, agrada a públicos diversos.
Com um mix de produtos repleto de itens nutritivos, ricos em vitaminas, proteína e minerais, essenciais para dar mais energia, tudo que você terá que fazer é escolher seus produtos e transferir direto da nossa base, para as prateleiras do seu supermercado.
Nosso mix
Em nossa fábrica produzimos sucos, geleias, queijos, méis, snacks de frutas, maionese e melado, creme de amendoim e cevada. As carnes vegetais são deliciosas e altamente nutritivas:
- Almôndegas ao molho sugo à base de proteína de soja;
- Burguer à base de ervilha;
- Frango Vegano em pedaços à base de ervilha;
- Linguiça defumada à base de ervilha;
- Molho bolonhesa vegetariano;
- Salsicha vegetal;
- Steak à base de ervilha sabor peixe;
- Steak vegan sabor legumes.
Nossos anos de experiência nos mostram que nunca o cenário esteve tão promissor como agora e que os consumidores, pesquisadores e atentos, sabem reconhecer uma marca de qualidade, por isso, a Superbom está há tantos anos fortalecida no mercado.
Gostou do post? Aproveite então a visita em nosso blog e continue lendo sobre o mercado vegano para entender as tendências e oportunidades de negócio em que é possível investir e obter lucro!
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