Com o veganismo o sódio é sempre mocinho, nunca vilão!
Você já deve ter ouvido alguém dizer que o excesso de sódio é um adversário de peso para quem busca uma vida mais saudável. Inimigo número 1 dos hipertensos, o sal entra frequentemente na lista de vilões da dieta. No entanto, será que cortá-lo de vez do cardápio é uma boa medida?
Para ajudar você a entender melhor esse elemento tão controverso quanto presente no nosso dia a dia, listamos algumas dúvidas mais comuns sobre o assunto. Saiba mais!
Afinal, o sódio é mesmo um vilão?
Estamos tão acostumados a ouvir falar nos malefícios que o excesso de sódio provoca no organismo que muitas vezes sequer paramos para pensar como, afinal, ele age no nosso corpo.
Ingrediente principal do sal de cozinha, o sódio é um elemento importante para a manutenção da saúde já que, ao lado do potássio, é um dos responsáveis pelo equilíbrio do volume de água no interior das células.
A falta de sódio no organismo provoca sintomas como dor de cabeça, desidratação, diarreia, vômitos, fraqueza e, em casos mais graves, até arritmia cardíaca. O mineral também exerce um papel importante no bom funcionamento dos músculos, do coração e dos impulsos nervosos. Por isso, as tentativas de riscar o sódio da dieta também não são nada saudáveis!
Como o excesso de sódio prejudica o organismo?
Se a falta do mineral não é benéfica para o organismo, o excesso de sódio tampouco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal de sal deve ser de no máximo 5 gramas diárias.
O excesso de sódio provoca a retenção de líquidos no corpo, o que pode agravar os quadros de doenças cardiovasculares ou ligadas à obesidade, por exemplo. No caso dos hipertensivos, seu consumo exagerado é especialmente grave, já que a dilatação das artérias provocada pelo excesso de sódio eleva ainda mais a pressão arterial.
Além disso, o consumo excessivo de sal também está relacionado a casos de osteopenia e osteoporose, já que o sódio contribui para a retirada de cálcio dos ossos, e à problemas renais, uma vez que o órgão sofre uma sobrecarga para filtrar e expelir o excesso do mineral.
Para diminuir o excesso de sódio, basta cortar o sal da comida?
Parece uma resposta óbvia, mas não é bem assim. Acontece que muitos dos alimentos que consumimos diariamente, embora não pareçam tão salgados ao paladar, têm níveis altos de sódio em sua composição.
Quer alguns exemplos? O macarrão instantâneo, por exemplo, contém 1,35 gramas de sódio. Se você considerar que o consumo máximo diário deve girar em torno de 5 gramas, é um número altíssimo.
Bolachas recheadas — ou mesmo aquelas consideradas “light” ou “fitness” —, salgadinhos de pacote e lasanhas congeladas são outros exemplos de alimentos comuns no dia a dia dos brasileiros que são ricos em sódio e podem acabar comprometendo a sua saúde.
Por isso, o ideal é não tentar estimar a quantidade de sódio pelo paladar, mas ficar de olho no rótulo dos produtos!
Como o veganismo ajuda a manter o consumo de sódio equilibrado?
O veganismo mantém o consumo de sódio equilibrado naturalmente, já que privilegia refeições preparadas com frutas, verduras, legumes e grãos, que contém índices equilibrados do mineral em sua composição.
Além disso, esse estilo de vida elimina os alimentos que são naturalmente mais ricos em sódio, como carnes processadas, peixes enlatados e outros alimentos processados. No entanto, quem se preocupa com a sua saúde, mas não quer abr sódio ir mão de receitas saborosas e de uma dieta variada, pode buscar produtos veganos com baixo teor de sódio, como o Burger Gourmet Vegan, da Superbom.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos
Onde Comprar Burger Gourmet Superbom
Hambúrguer gourmet vegano: sanduíches que unem sabor e saúde
Teor de sódio dos alimentos: como fazer escolhas mais saudáveis
Com sabor, textura, aroma e cor idênticos aos da carne moída bovina, ele é feito à base de proteína isolada da ervilha, tem alta carga proteica e baixíssimo teor de sódio, além de fibras alimentares e vitaminas A, B12, B9 e minerais como ferro e zinco.
Dessa maneira, você passa bem longe do excesso de sódio sem precisar se afastar do sabor ou de preparações variadas e muito saborosas!
Gostou de saber mais sobre os perigos do excesso de sódio e da importância do seu consumo em níveis equilibrados para o organismo? Então aproveite para baixar nosso app e receber diretamente em seu celular dicas e informações sobre o estilo de vida vegano!
Comentários